segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Uma faceta pouco conhecida de Charles Darwin

Charles Darwin é um exemplo “vivo” de quem seguiu os seus sonhos e passou-os a verdades incontestáveis.


Admito que foi com alguma admiração que li este pequeno excerto que abaixo transcrevo. Além do mais, está impregnado de várias concepções ou pensamentos que me parecem dignos de serem lidos e reflectidos.


“Se tivesse de viver outra vez a minha vida, teria feito uma regra para ler alguma poesia e ouvir alguma música pelo menos uma vez por semana; é que talvez as partes do meu cérebro actualmente atrofiadas se tivessem mantido activas com o uso. A perda desses gostos é uma perda de felicidade e possivelmente é prejudicial para o intelecto e mais provavelmente para o carácter moral, ao debilitar a parte emocional da nossa natureza.”

Charles Darwin

4 comentários:

  1. Olá, Graciete!
    Como amante da música, subscrevo por inteiro o que Darwin afirmou. Para mim, ouvir música é um hábito diário e não consigo conceber a vida sem ela. Reconheço que a poesia não é o meu forte, mas aprecio uma canção com uma boa letra. E Portugal, felizmente tem excelentes "cantautores". Por isso, vendo bem, leio/ouço poesia, quando ouço música. Sim, ainda sou daqueles "dinossauros" que compram um CD e gostam de folhear o livrinho que o acompanha.
    Ao fim e ao cabo, nesta vida terrena que muitas vezes passa demasiado a correr, senão tivermos um momento de poesia ou de música, as nossas vidas são demasiado monótonas, rotineiras, cinzentas. O ser humano precisa desses momentos de cultura para lembrar, o quanto a vida é bela, apesar das adversidades do dia-a-dia.
    A música e a poesia são o alimento para a alma!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Leça,
    Que comentário bonito!
    Sem dúvida que existem canções que as suas letras são poemas lindíssimos! E Portugal teve muitos cantores que o fizeram e felizmente que vão aparecendo também alguns cuidadosos com o conteúdo das suas canções. Tudo o que nos fala para dentro de nós e nos estremece, traz-nos momentos de felicidade, de reflexão, de êxtase, de emoção…só nos enriquece!
    E a arte, sob as suas diversas formas que assume, tem esta magia, assim o direi.
    Estou de partida para o centro da Europa e irei fazer o que também adoro, que é beber e saborear outras culturas, absorve-las e depois reflecti-las como as sinto!
    A poesia tem o encanto de se poder dançar com as palavras e de cada um dar os passos no seu pensamento como entende, ou como sente, ou como imagina…
    Obrigada pela tua visita e pelas tuas palavras.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Tudo em busca do tempo perdido. Muito interessante esse excerto.

    ResponderEliminar
  4. Exactamente, FLA. E dito por ele, que como sabes, soube explicar o que ninguém ainda tinha conseguido, a Origem das Espécies e a sua Evolução. Contudo, não foi suficiente para que encerrasse a sua felicidade. É um claro sinal de que teve uma visão bastante abrangente.

    ResponderEliminar